A força das mulheres foi fundamental para a construção da trajetória de 100 anos da Votorantim. Conheça nessa história imagens do acervo do Memória Votorantim que representam esta jornada de luta, trabalho e força. 

Quando a Votorantim fora comprada por Antonio Pereira Ignacio, a empresa estava passando por um período complicado que envolvia dificuldades financeiras e o trato com o operariado da fábrica que estava em greve. Em suas pautas de reivindicações, entre outros assuntos, estava a equiparação de salários entre homens e mulheres de mesma função – mostrando assim, a importância da mulher como força de trabalho ainda no início do século XX. Dados históricos apontam que da mulher vinham quase 60% da força de trabalho nas incipientes indústrias do país. 

Ensaio fotográfico realizado no interior da Fábrica

Não podemos esquecer que no início do século XX, o Brasil era um país que recentemente tinha alcançado o status de república, vindo de uma experiência imperial com forte apoio no trabalho escravo. Com isso, pouca ou nenhuma regularização, no que tangia o trabalho, existia no país. 

Ensaio fotográfico realizado no interior da Fábrica

Ensaio fotográfico realizado no interior da Fábrica

Após o acordo de greve, e as subsequentes melhorias nas condições de trabalho na fábrica refletiram na produção da fábrica e evolução da fábrica nodo setor. Em poucos anos, a Votorantim atingiu o posto de principal firma têxtil do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil, ficando em segundo lugar quanto ao montante de capital investido e produção – e as mulheres operárias da Votorantim tiveram capital importância foram fundamentais para neste feito.

 

EQUIPARAÇÃO SALARIAL 

No documento histórico a seguir, parte integrante do acervo do Memória Votorantim, temos o acordo de greve assinado pela Votorantim com seus operários, garantindo, entre outros direitos, a equiparação salarial entre homem e mulher de mesma função. 

Registro do acervo Memória Votorantim

 

A VOTORANTIM E O MUNDO DA MODA  

A Votorantim, enquanto uma das principais produtoras de tecidos do país, patrocinou em 1958 a FENIT – Feira Nacional da Indústria Têxtil. A feira foi o primeiro passo rumo à popularização dos desfiles de moda no país. As imagens abaixo mostram os desfiles da 5ª edição da feira, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 

Fotografias da FENIT no acervo Memória Votorantim

Fotografias da FENIT no acervo Memória Votorantim

Fotografias da FENIT no acervo Memória Votorantim