Anos 1940. Aqui, onde você está sentado, foi o palco do surgimento de um dos maiores empreendimentos metalúrgicos que o Brasil já conheceu à época, a Metalúrgica Atlas da Votorantim.
Das dificuldades causadas pela 2ª Guerra Mundial e com o mundo em conflito, os produtos, insumos e serviços que antes eram importados ficaram impossibilitados de atravessar o Atlântico.
Foi nesta época que trabalhadores da oficina mecânica da Votorantim passaram a desenvolver e produzir peças e tecnologias alternativas para as necessidades internas da empresa. O empreendimento deu tão certo que em 1944 foi inaugurada a Atlas, “A Fábrica de Fábricas”.
Aqui foram desenvolvidas novas tecnologias para as fábricas da Votorantim e por mais de 70 anos a Atlas inovou em seus produtos e equipamentos utilizados.
Projetos grandiosos saíram de seus tornos e máquinas e um dos destaques é o anel de sustentação do telescópio SOAR, um dos mais modernos e potentes instrumentos de observação espacial existentes. A metalúrgica foi desativada em 2014 e um novo ciclo se inicia.