150 anos de Antonio Pereira Ignacio
BALTAR Foi lá, uma pequena freguesia na região do Porto, Portugal, que, há 150 anos, se iniciou a trajetória de Antonio Pereira Ignacio. Um lugar que representa uma das origens da Família e da Votorantim. Antonio ainda não sabia, mas seu destino estava traçado em terras brasileiras. Aos 10 anos, ainda analfabeto, ele vem para […]
BALTAR
Foi lá, uma pequena freguesia na região do Porto, Portugal, que, há 150 anos, se iniciou a trajetória de Antonio Pereira Ignacio. Um lugar que representa uma das origens da Família e da Votorantim.
Antonio ainda não sabia, mas seu destino estava traçado em terras brasileiras. Aos 10 anos, ainda analfabeto, ele vem para o Brasil com seu pai, atrás das histórias sobre o nosso país.
Em Sorocaba, a trajetória de luta e trabalho do imigrante português tem início. Durante o dia ajuda o pai, sapateiro, e a noite estuda. Aos 15 anos Antonio já teria seus primeiros negócios: uma sapataria e um modesto armazém. Sempre trabalhando. Um homem esperto, bom conversador, alegre e muito simpático. Esse era o retrato de Pereira Ignacio pintado por gente que conviveu com ele.
Em 1899, aos 25 anos, casa-se com Lucinda Rodrigues Viana, com quem teve três filhos: João, Paulo e Helena, esta nascida em Boituva, cidade onde Pereira Ignacio se interessou pelo algodão. E em 1903, aos 29 anos, com o apoio da esposa Lucinda, ele estava pronto para um lance maior.
Sem nenhum medo de fazer negócios e enfrentar grandes riscos, Pereira Ignacio salta para o ramo industrial. Inaugura em Sorocaba a fábrica de Óleos Santa Helena, homenagem à filha Helena. Em 1918, ao lado de Lucinda, funda a “Sociedade Anonyma Fabrica Votorantim”, dando início a trajetória centenária de sucesso de uma empresa até hoje comandada por seus e suas descendentes.
Conheça um pouco mais sobre a jornada de dedicação, trabalho e empreendedorismo do fundador da Votorantim.